Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva
Início do conteúdo da página

Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR)

Acessos: 57067

O QUE É?

O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) é um estabelecimento de ensino que visa formar oficiais combatentes para a reserva do Exército Brasileiro.

O NPOR da Arma de Artilharia localizado no 28° GAC foi criado por meio da Portaria nº 290-EME, de 4 de novembro de 2015, publicada em Boletim do Exército nº 46, de 13 de novembro de 2015, para funcionar a partir de 1º de janeiro de 2016, ficando vinculado para efeito de planejamento, orientação e supervisão das atividades de instrução e adestramento ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR-PA), tendo sua primeira turma de 20 (vinte) alunos matriculados a contar 1º de fevereiro de 2016.

Para o ingresso no Curso, o candidato é submetido a um processo de seleção no qual deve estar matriculado em um curso de ensino superior no ano do alistamento militar e deve  atender aos requisitos físicos estipulados pelo Exército.

Após ingressar, o Candidato passa a ser chamado de Aluno e em sua formação ele é submetido a situações que visam desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e atributos da área atitudinal.

O ano de instrução dividido em duas fases: Período Básico (PB) e Período de Formação e Aplicação (PFA). Num total de aproximadamente 10 meses, o aluno é submetido à formação do combatente no PB, e posteriormente, no PFA,  ele toma contato com os conhecimentos técnicos da Arma de Artilharia, e com outros conhecimentos específicos com as funções que poderá desempenhar.

Ao final do curso os alunos são declarados Aspirantes-a-oficial da Reserva da Arma de Artilharia, e caso sejam voluntários e conforme a disponibilidade de vagas, podem continuar na carreira das armas por até sete anos, como oficiais temporários.

 

INGRESSO NO NPOR

Os candidatos às vagas do NPOR devem atender às seguintes exigências:

- Ser brasileiro nato

- Estar matriculado no ensino superior, em estabelecimento reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)

- Ser solteiro

- Ser do sexo masculino

- Estar se apresentando para o Serviço Militar Inicial (no ano em que completa dezoito anos) como voluntário para servir no CPOR/NPOR

Para estar apto a ingressar no NPOR o voluntário deve superar testes escritos de conhecimentos ao nível secundário, testes de aptidão física, exames médicos oftalmológicos e uma entrevista. Somente os candidatos mais bem qualificados são matriculados como alunos.

 

Seleção Complementar NPOR:

 

Exame de Aptidão Física:

Corrida em 12 minutos:

Índice mínimo: 2000 metros

Flexão de braços: (sem limite de tempo)

Índice mínimo: 12 repetições

Abdominal supra em 5 minutos:

Índice mínimo: 20 repetições

Observação: a efetivação da matrícula no NPOR está condicionada ao candidato estar frequentando o ensino universitário, em estabelecimento escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Exame Intelectual (com caráter classificatório)

Constituído de:

- uma redação;

- uma prova objetiva (disciplinas: Matemática, Português, Geografia e História) - nível 3º ano do ensino médio.

 

Informações sobre o Curso de Formação de Oficiais da Reserva

Período de instrução: as instruções são ministradas em sua maior parte no período da manhã, durante aproximadamente 10 (dez) meses, e durante as férias universitárias do meio do ano, essas instruções transcorrem também à tarde (o objetivo deste regime de trabalho é motivar o Aluno para que também obtenha o melhor rendimento em seu respectivo curso do ensino universitário);

Situação após o curso (com aproveitamento): Aspirante-a-Oficial da Reserva Não Remunerada.

registrado em:
Fim do conteúdo da página