28º GAC REALIZA ENCENAÇÃO HISTÓRICA DO PRIMEIRO TIRO DE ARTILHARIA DA FEB
Na tarde do dia 07 de outubro de 2022, o município de Nova Veneza/SC foi palco da 2ª edição da encenação histórica do 1º Tiro de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial, realizada pelo 28º GAC.
O 1° Tiro da Artilharia Brasileira foi realizado por um obuseiro M101 A1, pertencente ao 2° Grupo do I Regimento de Obuses Autorrebocado 105 mm (2°/I ROAR, atual 21° Grupo de Artilharia de Campanha), do mesmo modelo que mobilia o 28° GAC atualmente.
No dia 16 de setembro de 1944, às 14:22h, a 1ª Bateria de Obuses lançou contra o inimigo o primeiro tiro dado pela Artilharia Brasileira fora do continente Sul-Americano. Tempos depois, foi encontrada uma mensagem deixada pelo inimigo: “UMA NOVA E PRECISA ARTILHARIA ESTÁ PRESENTE NO CAMPO DE BATALHA”, fazendo alusão ao poder da artilharia da FEB.
Envergando o uniforme histórico dos soldados da FEB, os integrantes do Grupo de Encenação Histórica Monte Castelo e militares do 28º GAC simularam o avanço de um pelotão de infantaria e mobiliaram uma Bateria de Obuses, a qual realizou o tiro por meio de sua Peça Diretriz. Além disso, a Sra Ana Cláudia Fava dos Reis, também vestida com uniforme histórico, representou todas as enfermeiras que apoiaram a FEB no combate da 2ª Guerra Mundial.
O evento ocorreu nas Casas de Pedra em Nova Veneza, local considerado um pedaço da Itália em solo catarinense. O cenário proporcionou grande semelhança ao local do 1º Tiro da FEB, ocorrido em Monte Bastione (situado ao norte da cidade italiana de Lucca).
O primeiro dos milhares de tiros disparados pela nossa Artilharia Expedicionária, seguramente veio a contribuir com a derrota do nazi-fascismo.
28º GAC: O RECONHECIMENTO E A HOMENAGEM DO 28º GAC AOS HERÓIS DA FEB.
Redes Sociais