19 de novembro – Dia da Bandeira
“Bandeira idolatrada, altiva a tremular, onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar”
Criciúma (SC) - O sol a pino, em pleno meio dia, no pátio de formaturas do 28º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Severiano Martins da Fonseca, e em todos os quartéis do Brasil, o verde que ganhou destaque foi somente o da Bandeira Nacional, hasteada pontualmente às 12h, em solenidade comemorativa ao seu dia.
Na cerimônia foram realizadas as seguintes ações; incineração das Bandeiras Nacionais da OM e de outras doadas por instituições públicas e privadas da Região Carbonífera, que não possuíam mais condições de uso, entrega de um Kit com uma Bandeira Nacional e algumas revistas infantis falando sobre os Símbolos Nacionais à Escola Municipal Antônio Mangilli, entrega de medalhas de tempo de serviço a militares do Grupo, leitura alusiva a data comemorativa, e finalizando com o tradicional desfile da tropa formada.
O exército cultua a tradição, onde é possível relembrar o valor da flâmula. “Nos campos de batalha, os soldados faziam qualquer coisa para defender a bandeira”. A solenidade já é tradicional desde 1908.
Redes Sociais