28º GAC Participa da Operação Sisson
Lapa (PR) – No período de 14 a 18 de agosto, os militares dos subsistemas Topografia, Comunicações, Direção de Tiro e Observação, do 28º GAC, participaram da Operação Sisson. A atividade ocorreu nas dependências do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC AP), na cidade da Lapa-PR e, além das OM subordinadas à AD/5, contou com a participação de grupos de artilharia de SC, PR, SP, MT e MS.
A Operação teve por finalidade atualizar conhecimentos e padronizar procedimentos dos diversos subsistemas de artilharia, adestrando os quadros e os militares dos efetivos profissional e variável nos subsistemas Direção de Tiro, Observação, Topografia e Comunicações. A abertura da Operação se deu com as palavras do Gen Vergara, Cmt da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), e posteriormente foi realizado uma avaliação diagnóstica, a fim de verificar o nível de capacitação técnica de todos militares participantes. Foram ministradas instruções dentro de cada QM de maneira descentralizada com o intuito de nivelar o conhecimento e realizar a troca de experiências entre as Organizações Militares (OMs) participantes. E ocorreram instruções com a integração dos Subsistemas de forma a buscar a sincronização da Artilharia, resultando na realização do tiro com o Dispositivo de Treinamento (DT).
Ao término da Operação Sisson foi possível constatar a qualidade do adestramento dos subsistemas de artilharia das OMs, visto que os militares da Observação puderam travar contato com Atlas Gun-Laying System (AGLS); a Topografia com novos equipamentos, como a Estação Total; as Comunicações destacaram a utilização do Falcon III; e a Direção de Tiro apontou a utilização do software do Palmar em tablets ou celulares.
Redes Sociais