28º GAC celebra os 73 anos da Batalha de Castelnouvo e o Dia Internacional da Mulher
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no dia 8 de março, na Alameda Oeste, em frente ao Monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a Formatura Geral alusiva à Batalha de Castelnuovo, travada em solo italiano entre 5 e 6 de março de 1945 durante a Segunda Guerra Mundial, e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Na oportunidade, foi lido um artigo selecionado entre os alunos do NPOR/28° GAC exaltando os feitos dos pracinhas da FEB os quais, mesmo em um terreno difícil como a cadeia de montanhas dos Apeninos, conseguiram derrotar o poderoso Exército alemão. Também foi lido um artigo relativo ao Dia da Mulher por uma militar do segmento feminino do 28° GAC, com enfoque para os múltiplos papéis exercidos pelas mulheres na sociedade e, em particular no Exército Brasileiro e família militar, além de uma referência às mulheres curdas que combateram com heroísmo e eficácia o autoproclamado grupo Estado Islâmico na Síria e Iraque.
Foi executada pela Banda de Música do 28° GAC a canção Smoking Snakes, de autoria da banda sueca de rock Sabaton a qual retrata os feitos eṕicos dos pracinhas da FEB, além de trechos da Canção do Expedicionário. Ademais, as militares femininas da Unidade foram colocadas em posição de destaque e receberam uma rosa do Comandante do Grupo, do Subcomandante do Grupo e do comandante de subunidade das militares, o Comandante da Bateria de Comando.
28° GAC: homenageando os inesquecíveis heróis da FEB e seus feitos épicos e as mulheres do mundo e da família militar.
Créditos: ST Talvane (5ª Seção/28º GAC) e Sr. Angelin Denoni (Fotográfo)
Redes Sociais