28º GAC promove atividades em alusão ao Dia Mundial da Água
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no período de 19 a 23 de março, uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22. O objetivo foi contribuir para a conscientização dos públicos interno e externo quanto aos cuidados com o uso e a preservação dos recursos hídricos e possibilitar a integração com os entes público-privados e a sociedade local.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março e visa à conscientização das populações a respeito desse valioso recurso natural. Em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou por meio da Resolução A/RES/64/292 que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Dessa forma, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei universal.
No dia 19 de março, foi realizada a limpeza de um trecho do rio que corta a Área de Instrução do 28° GAC (Área de Instrução TANGARÁ), por uma seção de soldados da 2ª Bia O. Foi realizada, também, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma, por intermédio da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), cujas principais atividades foram, no dia 21 de março, o apoio à recomposição das margens (plantio de árvores) e limpeza de um trecho do Rio Criciúma, por soldados da Bateria de Comando e por alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Acácio Alfredo Villain, bem como a identificação de espécies arbóreas nativas e exóticas da Área de Instrução do 28º GAC.
Prosseguindo na parceria com a FAMCRI, no dia 22 de março, Dia da Água, houve uma cerimônia na Praça Nereu Ramos (centro de Criciúma), com a apresentação da Banda de Música do 28° GAC e a participação de uma seção de soldados da 1ª Bia O em um workshop a céu aberto com diversas barracas de entidades engajadas com o estudo e a proteção dos recursos hídricos, tais como as instituições de ensino UNESC e a SATC, além de outras, e o apoio na recomposição do jardim da precitada praça.
Por fim, no dia 23 de março, foram nominados, após pesquisas para saber se já não tinham algum nome, os dois corpos d'água que se encontram no aquartelamento do 28° GAC, ambos pertencentes à bacia do Rio Araranguá, sub-bacia do Rio Sangão, cujo um dos afluentes, o Rio dos Cedros, recebe as águas dos corpos hídricos do 28° GAC, a saber: o lago situado próximo ao NPOR, que passou a chamar-se Lago do Cedro, e o rio que corta a Área de Instrução do 28° GAC, que passou a chamar-se Rio Tangará. Às margens do Lago do Cedro e do Rio Tangará foi feita uma pequena cerimônia com a presença de alunos do NPOR e de uma seção de cada bateria, respectivamente, ressaltando a importância do tema.
28° GAC: comprometimento com a proteção dos recursos hídricos e com a integração junto à sociedade da Região Carbonífera e Extremo Sul Catarinense.
Redes Sociais