28º realiza Formatura de Entrega da Boina aos alunos do NPOR e ao Efetivo Variável de 2018
Criciúma/SC – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no dia 13 de abril, no Pátio Presidente Médici, a Formatura de Entrega da Boina aos 20 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e aos 171 recrutas incorporados neste ano de instrução.
A atividade foi o coroamento da Operação BOINA VERDE, chamado assim o Exercício no Terreno do Período Básico do Efetivo Variável de 2018, no qual participaram também os alunos do NPOR e, em parte, o estagiário do Estágio de Adaptação ao Serviço (EAS-médico) e a estagiária do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST). É UMA DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO ANO DE INSTRUÇÃO, tendo iniciado, em 9 de abril, com uma Marcha Motorizada CRICIÚMA/SC-MELEIRO/SC e uma Marcha a Pé de 12 Km com fardo de combate, executada naquele município.
Entre os dias 9 e 12 de abril, os alunos e os recrutas aprenderam e praticaram em oficinas, na Área de Instrução TANGARÁ do 28º GAC, as principais técnicas militares afetas ao combate básico, tais como Orientação diurna e noturna, Progressão no terreno diurna e noturna, Transposição de Curso d´água, Pista de Cordas, Fortificação de Campanha, Primeiros Socorros em combate, noções de Sobrevivência e Acuidade Visual e Auditiva
Em momento solene e de muita emoção (uma vez que tratou-se de uma surpresa), os alunos e soldados ao adentrarem ao pátio encontraram suas famílias e, no momento previsto, receberam a boina de suas madrinhas e padrinhos. Na Formatura, o Comandante do Grupo enfatizou a importância dos valores corretos para a formação do cidadão a serviço da Pátria Brasileira, destacando a passagem do Dia do Hino Nacional naquela mesma data. Cumprimentou ainda os instrutores, monitores e auxiliares de instrução pelo profissionalismo com o qual conduziram o exercício e as famílias e os alunos e soldados do Efetivo Variável pela superação do árduo desafio vencido.
A boina verde-oliva é o símbolo do Soldado do Exército Brasileiro. Os soldados incorporados a cada ano recebem suas boinas de seus familiares, após terem completado o Exercício no terreno do Período Básico de Instrução Individual. Os alunos do NPOR usam a boina azul ferrete, assim como os Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, pois esta é reservada para aqueles que se encontram realizando Curso de Formação de Oficiais.
28º GAC - MANTENDO O BRAÇO FORTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO NO EXTREMO SUL CATARINENSE E REGIÃO CARBONÍFERA.
Créditos: ST Talvane (5ª Seção/28º GAC) e Sr. Angelin Denoni (Fotográfo)
Redes Sociais