28º GAC comemora os 73 Anos da Tomada de Montese
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no dia 16 de abril, na Alameda Oeste, em frente ao Monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a Formatura Geral alusiva à Batalha de Montese, travada em solo italiano entre os dias 14 e 17 de abril de 1945 durante a Segunda Guerra Mundial.
Na oportunidade, prestigiaram a formatura o Sr. Eduardo Mendonça Fava dos Reis e a Sra. Ana Claúdia de Camargo Mendonça Fava dos Reis que pertencem ao Grupo Monte Castelo (Grupo de Colecionadores e Difusores da FEB) com sede em Balneário Rincão/SC, além de familiares de pracinhas da FEB. Na ocasião, a tropa cantou a Canção do Expedicionário, foi lido um artigo selecionado entre os alunos do NPOR/28° GAC exaltando os feitos dos pracinhas da FEB, os quais, mesmo enfrentando as adversidades de um terreno inóspito e combatendo o mais bem preparado exército da época, eternizaram seus feitos com uma vitória histórica sobre as forças alemãs.
Por fim, foi executada pela Banda de Música do 28° GAC a canção Smoking Snakes, de autoria da banda sueca de rock Sabaton a qual retrata os feitos eṕicos dos pracinhas da FEB.
Há 73 anos, durante a II Guerra Mundial, o Brasil deu um importante passo que marcaria para sempre a história de suas Forças Armadas. Na manhã do dia 14 de abril, teve início um dos mais árduos combates travados pelos brasileiros contra os nazistas na Itália: a Batalha de Montese, na qual a atuação de tropas brasileiras foi considerada essencial para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra as tropas alemãs.
28° GAC: homenageando os inesquecíveis heróis da FEB e seus feitos épicos.
Créditos: ST Talvane (5ª Seção/28º GAC) e Sr. Angelin Denoni (Fotográfo)
Redes Sociais