28º GAC realiza Marcha a Pé de 16 Km em Passo de Torres-SC (Operação Mampituba)
Passo de Torres (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Severiano Martins da Fonseca – realizou, no dia 21 de maio de 2018, a marcha noturna a pé de 16 km no município de Passo de Torres-SC, localizado na região do Extremo Sul Catarinense, na divisa com o estado do Rio Grande do Sul e pertencente à Área de Responsabilidade do Grupo. A atividade foi precedida e sucedida por uma Marcha Motorizada de cerca de 100 Km com o efetivo da OM até aquele município e de retorno do Grupo, em 22 maio 18, a sua sede em Criciúma/SC.
A marcha a pé foi realizada pela tropa com os fardos aberto e de combate (mochila) e contou também com a ocupação e o desdobramenro de uma Base de Operações na área urbana de Passo de Torres/SC, local onde a tropa pernoitou. As atividades fazem parte do Plano de Instrução Militar (PIM) e do Programa Padrão Básico (PPB/2) do Exército Brasileiro, tendo como objetivos desenvolver competências individuais como a rusticidade e a perseverança, bem como desenvolver na OM capacidades operativas como o desdobramento em áreas afastadas de sua sede para o cumprimento de missões em um contexto de operações em ambiente urbano.
Na oportunidade, foi relizada uma apresentação pela Banda de Música/28º GAC no centro da cidade e foram proferidas palestras pelo médico da OM sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), bem como de uma palestra institucional sobre o Exército Brasileiro, todas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues da Silva, local escolhido como a base de operações da OM naquela cidade.
28° GAC: ampliando o seu grau de operacionalidade e a integração com a sociedade do Extremo Sul Catarinense.
Créditos: Sr. Angelin Denoni (Fotográfo)
Redes Sociais