O 28º GAC comemora 92 anos de criação, sendo 41 em Criciúma
Criciúma/SC – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha comemorou, em 24 de maio de 2018, os 92 Anos de criação da 1ª Bateria do 5º Grupo de Artilharia a Cavalo, ocorrida em Uruguaiana-RS, fato histórico escolhido como a data natalícia do Grupo. A solenidade contou com as presenças de descendentes do marechal Severiano Martins da Fonseca, Patrono do 28º GAC, Sra. Cândida Aquistapace, tetraneta, e de seu sobrinho Sr. Carlos Fernando Setembrino Perico.
Os antigos comandantes do 28º GAC, coronéis Luiz Juventino Selva e João Batista Ribeiro Júnior, o Prefeito Municipal de Nova Veneza-SC, Rogério Frigo, e o Procurador Seccional da União em Criciúma estavam entre as autoridades civis e militares presentes, bem como integrantes das agências de segurança pública, antigos integrantes da OM, além de amigos da Unidade, familiares dos atuais integrantes e pessoas da sociedade local. A cerimônia também destacou os 41 anos do Grupo em Criciúma.
O 28º GAC é oriundo de uma das 6 (meia-dúzia) baterias de artilharia do legendário 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, que foi criado com o nome de Corpo de Artilharia a Cavalo em 1831 e que combateu na Guerra da Tríplice Aliança. Esteve presente na 1ª Batalha de Tuiuti, a batalha dos patronos e maior batalha terrestre da América do Sul que, por uma coincidência de datas, ocorreu também em 24 de maio, porém do ano de 1866. O 1ª Regimento de Artilharia a Cavalo foi comandado pelo Marechal Mallet, patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro o qual, após a precitada batalha, passou o comando da Unidade ao então Tenente-Coronel Severiano Martins da Fonseca, patrono do 28º GAC, que liderou o Regimento até o fim da guerra em 1870.
Na cerimônia, dentre outras ações, foram entregues diplomas de "Amigo do 28º GAC" a personalidades que contribuíram para o sucesso das atividades da Organização Militar; foi lido um artigo alusivo à data; entoada a canção do 28º GAC e executados 2 (dois) tiros de salva com Obuseiros 105 mm M101 A1, com destaque para o segundo tiro executado por uma guarnição que foi composta pelos dois antigos comandantes presentes e pelos antigos integrantes do 8º Grupo de Canhões 75 mm Autorrebocado, antigo nome do 28º GAC até 1972, quando estava sediado em Santana do Livramento-RS, e que também serviram no 28º GAC de São Francisco do Sul-SC, sede da OM entre 1972 e 1977, e no 28º GAC de Criciúma, sede atual desde 1977.
28º GAC: CULTUANDO SUA HISTÓRIA DE GLÓRIAS E AMPLIANDO SUA INTEGRAÇÃO À SOCIEDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE E REGIÃO CARBONÍFERA.
Créditos: Sr. Angelin Denoni (Fotográfo)
Redes Sociais