28° GAC participa da Operação RODA VIVA
Criciúma (SC) – O 28° Grupo de Artilharia de Campanha realizou, de 26 de maio a 1° de junho de 2018, durante a paralisação dos caminhoneiros, a Operação denominada Roda Viva, que consistiu em missões de segurança e escolta de caminhões nas principais rodovias federais do Estado de Santa Catarina, bem como de ações de desobstrução de estradas e patrulhamento motorizado.
O objetivo geral da operação era assegurar a livre circulação de caminhoneiros e outros usuários das vias que pudessem estar sendo impedidos de trafegar, em conjunto com a PRF e PMSC. Nessa operação, foi empregada no terreno a Força-Tarefa SEVERIANO (FT SEVERIANO), Subunidade de Operações Especiais (SUOpES) do 28° GAC, composta somente por militares do Efetivo Profissional e destinada ao emprego da OM na função de combate Movimento e Manobra.
O Pelotão de Operações Especiais (PelOpEs) ALFA/FT SEVERIANO atuou incisivamente na BR 101 em um trecho do Sul Catarinense de 134 Km, de Tubarão-SC a Passo de Torres-SC, divisa com o Rio Grande do Sul, por vezes reforçando a 3ª/63° Batalhão de Infantaria, de Tubarão-SC, outras vezes sendo reforçado por essa tropa vizinha. Realizou, ainda, patrulhamentos motorizados nas rodovias estaduais SC 108 e SC 449, passando pelos municípios de Forquilhinha, Meleiro, Turvo, Ermo e Jacinto Machado.
O Pelotão de Operações Especiais (PelOpEs) BRAVO da FT SEVERIANO foi empregado para atuar em toda a BR 116, desde a divisa com o Rio Grande do Sul até Mafra-SC, na divisa com o Paraná, totalizando um trecho de mais de 300 Km. Utilizou, como Bases de Operações, o 1° Batalhão Ferroviário de Lages-SC e a 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, de Rio Negro-PR.
Com as BR 101 (trecho sul de SC) e BR 116 liberdas, as tropas do 28° GAC foram desmobilizadas a partir da tarde de 01 de junho e manhã de 2 de junho, tendo cumprido os objetivos propostos pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, possibilitando que centenas de caminhoneiros chegassem aos seus destinos e o reabastecimento pudesse voltar à normalidade nos dias seguintes, particularmente no Sul Catarinense e na Serra/Planalto Catarinense.
28° GAC: o braço forte e a mão amiga do Exército Brasileiro e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada no Extremo Sul Catarinense e Região Carbonífera
Créditos: 5ª Seção 28º GAC, Sr. Angelin Denoni (Fotográfo), Pelopes ALFA e Pelopes BRAVO do 28º GAC
Redes Sociais