O 28º GAC comemora a Semana da Artilharia 2018
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no período de 9 a 15 de junho de 2018, uma série de atividades em alusão à Semana da Artilharia, comemorado no último dia 10. Os objetivos foram enaltecer os valores e tradições do Exército Brasileiro e da Arma de Artilharia, evocar a memória do Marechal Emílio Luiz Mallet e estreitar os laços de amizade e camaradagem entre os militares da ativa e da reserva com os demais militares dos Órgãos de Segurança Pública (OSP) da área de responsabilidade do 28º GAC.
As atividades tiveram início no dia 9 de junho com uma exposição de material militar e a montagem de um posto de informações sobre Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Isenção (CI) e atestado de desobrigação do serviço militar por ocasião da realização do Projeto Angeloni Cidadania, realizado na sede do Supermercados Angeloni em Criciúma.
Nesse período foi realizada também a Taça Santa Bárbara, competição desportiva com a disputa nas modalidades de Futebol Society, Corrida do Estafeta e Cabo de Guerra. Participaram a 3ª Companhia/63º Batalhão de Infantaria (3ª/63°BI), sediada em Tubarão-SC, a 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM) e o 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma (4º BBM). Sagraram-se vencedores das competições as equipes: futebol: 4º BBM, Corrida do Estafeta: 28º GAC, Cabo de Guerra: 6ª RPM; campeã geral: 3ª/63° BI.
No dia 12 de junho, foi realizada, no pátio de formatura Presidente Médici, a formatura alusiva ao Dia da Artilharia. Na oportunidade, foram entregues medalhas e condecorações aos integrantes do Grupo, foi realizada a leitura do alusivo comemorativo à data, houve a declamação do Poema “Se”, que é um tradicional poema da Arma de Artilharia, e foram realizados 2 tiros de salva, finalizando com o tradicional desfile da tropa formada.
Logo após a solenidade militar, foi realizado um almoço festivo para toda a Organização Militar e convidados. Na ocasião, houve o tradicional brinde do copo d'água, rememorando os valores do insigne Patrono da Arma de Artilharia, o Marechal Mallet. Com relação ao BRINDE DO COPO D’ÁGUA conta-se que na Guerra da Tríplice Aliança (conhecida como Guerra do Paraguai), a água pura era escassa e Mallet a mantinha em alguns barris guardados para tomar em ocasiões especiais. Durante estes momentos, ele sempre recebia seus convidados e fazia o brinde, ficando a tradição até os dias de hoje.
28° GAC: CULTUANDO OS VALORES E TRADIÇÕES DA ARMA DE ARTILHARIA E AMPLIANDO A SUA INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE E COM AS FORÇAS DE SEGURANÇA DO SUL CATARINENSE
Créditos: 5ª Seção 28º GAC e Sr. Angelin Denoni (Fotográfo).
Redes Sociais