28º GAC Participa da Operação Setembrino de Carvalho 2018
Três Barras (SC) - O 28º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Severiano Martins da Fonseca – participou, de 23 a 28 de setembro de 2018, com todas as suas Subunidades [1ª e 2ª Bateria de Obuses e Bateria de Comando (incluindo Seção Logística)] da Operação Setembrino de Carvalho/2018, transcorrida nos municípios de SÃO MATEUS DO SUL-PR e TRÊS BARRAS-SC e que culminou com a realização do tiro real de artilharia no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras. Para tanto, o Grupo realizou um deslocamento de quase 600 Km, desde sua sede em Criciúma-SC.
A Operação Setembrino de Carvalho é um exercício de campanha, sob coordenação da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), que se insere no processo de adestramento da Função de Combate de Fogos da 5ª Divisão de Exército e foi desenvolvido dentro do contexto de Operações no Amplo Espectro dos conflitos, contemplando prioritariamente as operações ofensivas, notadamente, a Marcha para o Combate, o Ataque Coordenado (com Transposição de Curso D'água) e o Aproveitamento do Êxito.
Na oportunidade, buscou-se agregar mais atividades de adestramento além da execução do tiro real. Para tanto, foram criados problemas militares simulados (PMS) para resolução pelos comandos e estados-maiores dos Grupos envolvidos no exercício e que exploraram diversas táticas, técnicas e procedimentos (TTP) de Unidade, subunidade e frações de Artilharia de Campanha. Importante registrar a efetividade e robustez do material M101, o qual mesmo com limitações tecnoloǵicas no século XXI, permitiu que a unidade pudesse cumprir bem todas as missões impostas pela AD/5.
O Grupo ocupou ao todo 5 (cinco) RPP (Regiões de Procura de Posição) com suas Baterias de Obuses, incluindo 30 entradas em posição devido à constante ocupação de posições de troca, realizou 3 (três) mudanças de Posto de Comando com a Bateria de Comando e 1 (uma) mudança de Área de Trens, com a Seção Logística da Bateria de Comando. Além disso, foram realizadas 28 missões de tiro simuladas nos PMS e executados 16 (dezesseis) tiros reais autoexplosivos com notável precisão na área de alvos do CIMH. Destaque para a experimentação doutrinária desenvolvida pela AD/5 com relação à Regulação por Levantamento do Ponto Médio com o equipamento AGLS (Atlas Gun Laying System), particularmente a missão realizada da Posição de Amarração da 2ª Bateria de Obuses, que consistiu em 3 tiros realizados em menos de 4 minutos, incluindo a saída de posição da peça a fim de escapar dos fogos de contrabateria do combate contemporâneo.
28° GAC: A TRADIÇÃO E ROBUSTEZ DE UM MATERIAL DA ERA INDUSTRIAL COM UMA MENTALIDADE DE EQUIPE DE ARTILHARIA DA ERA DO CONHECIMENTO.
Fotos: Sr. Angelin Denoni.
Redes Sociais