28º GAC celebra o Dia da 2ª Batalha de Tuiuti, Dia do Oficial R2 e o Aniversário do Marechal Severiano Martins da Fonseca.
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no dia 9 de novembro de 2018, no Pátio Presidente Médici, a Formatura Geral alusiva à 2ª Batalha de Tuiuti, travada em solo paraguaio no dia 3 de novembro de 1867 durante a Guerra do Paraguai, em comemoração ao Dia do Oficial da Reserva (R2), transcorrido em 4 de novembro, e em comemoração ao Aniversário do Marechal Severiano Martins da Fonseca, nascido em 8 de novembro de 1825, insigne Patrono desta histórica Unidade de Artilharia do Exército Brasileiro. Ainda, como parte das premiações das atividades despostivas desta Organização Militar, foi entregue o Diploma Marechal Serveriano Martins da Fonseca ao Mérito Desportivo Militar.
Na oportunidade, foi lido um artigo selecionado entre os alunos do NPOR/28° GAC exaltando os feitos dos brasileiros na 2ª Batalha de Tuiuti, batalha em que as forças brasileiras foram comandadas pelo general Manuel Marques de Sousa, o Visconde de Porto Alegre, quando paraguaios realizaram um ataque surpresa contra o acampamento aliado em Tuiuti pouco antes do amanhecer do dia 3 de novembro de 1867 e quebraram as linhas argentinas. Quando Porto Alegre viu o caos – soldados argentinos evadindo-se e paraguaios dentro do perímetro brasileiro – ele gritou: "Aqui morre até o último brasileiro!" Durante a Segunda Batalha de Tuiuti ele lutou com seu sabre em combate corpo a corpo e perdeu dois cavalos. Porto Alegre e suas tropas, em desvantagem de três para um, impediram o avanço paraguaio e forçaram a retirada do inimigo, nessa que foi a última ação ofensiva paraguaia na guerra.
Também foi lida a Ordem do dia referente ao Dia do Oficial da Reserva (R/2), instituído em reverência ao nascimento do Tenente Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva no País para o quais vislumbrou estrategicamente a importância da incorporação de cidadãos com formação superior e conduta ilibada. Os Oficiais da Reserva (R2) do 28º foram convidados pelo Comandante do 28º GAC para assistirem a formatura ocupando posição de destaque no palanque de formaturas junto ao Subcomandante do Grupo que presidiu a solenidade. A seguir, após a formatura, nas dependências do NPOR do 28º GAC, foi dada a denominação histórica à sala de aula do núcleo de Sala Ten ALCEU GRISÓLIA, oficial R2 comandante da Linha de Fogo da bateria que realizou o 1º tiro de artilharia da Força Expedicionária Brasileira, em Monte Bastione, Itália, por ocasião da II Guerra Mundial.
A formatura também foi a oportunidade de reverenciar o Marechal Severiano Martins da Fonseca, nascido em 8 de novembro de 1825, insigne Patrono desta histórica Unidade de Artilharia do Exército Brasileiro. Era o mais velho entre os oito filhos e duas filhas do tenente coronel Manuel Mendes da Fonseca e de Rosa Maria Paulina da Fonseca. Todos os homens seguiram a carreira militar, estando entre eles o marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o marechal Hermes Ernesto da Fonseca e o general de brigada João Severiano da Fonseca. Participou da Campanha do Paraguai, sendo merecedor das medalhas Paissandu, Mérito Militar e Bravura Militar. Foi o comandante do lendário 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, ancestral do 28º GAC. Fez parte do Conselho do Imperador, do Conselho Supremo Militar e do Conselho de Guerra. Comandou a Escola Militar da Praia Vermelha entre 1877 e 1878.
Foram entregues, ainda, o Diploma Marechal Serveriano Martins da Fonseca ao Mérito Desportivo Militar. O Diploma Marechal Serveriano Martins da Fonseca ao Mérito Desportivo visa a premiar os atletas mai laureados nas diversas atividades desportivas do 28º GAC. O Atleta mais laureado na Taça ALVORADA 2018 foi o Sd José Carlos Vitoriano Lima, da 1ª Bateria de Obuses, e o atleta mais laureado na Taça Severiano 2018 (Olimpíadas do Grupo) foi o 2°Ten Int Matheus Simões Mendes, da Bateria de Comando. Também foi realizada a entrega de troféu e medalhas da competição de ATLETISMO da Taça SEVERIANO 2018, modalidade vencida pela 2ª Bateria de Obuses.
Ademais, foi colocada em posição de destaque a Equipe do 28º GAC que participou da Prova Combatente SILVA PAES, (1º Ten FELIPE, 2ª Ten FAINER, 3º Sgt L. ANDRADE, 3º Sgt ANTÔNIO, Cb HENRIQUE, Cb MATHIAS, Cb SIMÃO, Sd SAMUEL, Sd IOHMANN, Sd CARVALHO, Sd MICHEL e Sd J.OLIVEIRA), competição militar realizada no dia 8 de novembro de 2018, promovida pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, na guarnição de FLORIANÓPOLIS, e que consta de um difícil teste físico, psicomotor e afetivo, onde há uma prova de corrida com uniforme camuflado e fardo de combate do continente à ilha, travessia por bote da Baía Norte da ilha até o continente, corrida novamente até o quartel do 63º BI, tiro de fuzil, lançamento de granada, pista de pentatlo militar e circuito de transporte de feridos. A Equipe do 28º GAC foi MEDALHA DE BRONZE, ficando em 3º lugar em uma competição que constou de 5 unidades valor-batalhão, 2 unidades valor-companhia e 1 uma unidade valor-pelotão.
28º GAC: TRADIÇÃO, HISTÓRIA ÉPICA, INCENTIVO AO ESPORTE E OPERACIONALIDADE EM PROL DA DEFESA DA PÁTRIA
Fotos: 5ª Seção/28º GAC e Sr Angelin.
Redes Sociais