Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 28º GAC realiza Formatura em comemoração ao Dia do Músico, ao Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) e à Manobra de Piquissiri e Batalhas da Dezembrada da Guerra da Tríplice Aliança, ao mesmo tempo em que promove o 3º Concurso de Ordem Unida 2018.
Início do conteúdo da página

28º GAC realiza Formatura em comemoração ao Dia do Músico, ao Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) e à Manobra de Piquissiri e Batalhas da Dezembrada da Guerra da Tríplice Aliança, ao mesmo tempo em que promove o 3º Concurso de Ordem Unida 2018.

  • Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 11h46
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 19h32
  • Acessos: 401
imagem sem descrição.

Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Severiano Martins da Fonseca – realizou, no dia 23 de novembro, no Pátio Presidente Médici, a sua formatura semanal. A atividade teve por finalidades comemorar o Dia do Músico, transcorrido em 22 nov, o Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais e rememorar a Manobra do Piquissiri e a série de vitórias da Dezembrada, ocorridas durante a Guerra do Paraguai, promovendo também, na oportunidade, o 3° Concurso de Ordem Unida, agora no nível subunidade.

O Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de novembro. Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos, desde a Antiguidade Clássica. O Dia do Músico é comemorado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil. O 28º GAC é a única unidade de artilharia valor-batalhão que possui uma banda de música, a qual atua em todo o Sul Catarinense em um amplo leque de atividades militares, cívicas e psicossociais.

O Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) foi instituído no Exército Brasileiro pelo Decreto Presidencial nº 84.333, de 20 de dezembro de 1979, visando proporcionar às praças mais destacadas a possibilidade de ascensão ao oficialato. Comemora-se, no dia 24 de novembro, o Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais em reverência ao seu patrono, o Tenente Antônio João Ribeiro, que, nesse dia, no longínquo ano de 1823, nascia na vila de Poconé, província de Mato Grosso. Antônio João é um dos heróis da Guerra do Paraguai, o qual como comandante da Colônia Militar dos Dourados, em 1864, durante a invasão do território brasileiro da Província do Mato Grosso pelos paraguaios no início da guerra, lutou bravamente junto a um efetivo valor esquadra contra um esqudrão inteiro de paraguaios, sacrificando a própria vida ao retardar o inimigo para que os demais soldados e suas famílias pudessem retirar-se do local e do destino certo de morte, cativeiro e humilhações.

A chamada Manobra de Piquissiri foi uma estratégia de envolvimento realizada a partir da margem direita do Rio Paraguai, usada pelo comandante brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, então Marquês de Caxias, na Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai, que evitou um combate frontal que certamente traria inúmeras baixas aos dois lados se estes se chocassem nas linhas defensivas paraguaias montadas no Arroio Piquissiri, afluente da margem esquerda do Rio Paraguai. Em termos de estratégia, é considerada como a mais ousada e criativa de todo o conflito e a Dezembrada é a denominação dada à série de batalhas decisivas vencidas pela Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai, ocorridas em dezembro de 1868, como consequência da Manobra do Piquissiri. A Dezembrada é composta das seguintes vitórias: Batalha de Itororó, em 6 de dezembro; Batalha de Avaí, em 11 de dezembro; Batalha de Lomas Valentinas, de 21 a 27 de dezembro e a Rendição de Angostura, em 30 de dezembro. Registra-se que o 28º GAC estava presente nesses feitos épicos, descendente que é do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, por meio das 1ª e 2ª baterias dessa legendária unidade de artilharia, que foi comandada pelos ilustres patronos Mallet e Severiano.

O Concurso de Ordem Unida ocorrido tem por objetivo avaliar o desenvolvimento de atributos tais como o entusiasmo profissional, o espírito de corpo, disciplina, presteza e correção de atitudes, por meio da verificação da apresentação individual, da execução do canto de Canção Militar, dos movimentos a pé firme e em deslocamento. A prática da Ordem Unida é uma das principais ferramentas de instrução das quais o militar dispõe para a obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade, sincronização e garbo, além de propiciar o desenvolvimento de valores castrenses. A Bateria de Comando sagrou-se campeã do 3° Concurso de Ordem Unida.

28º GAC: REVERENCIANDO OS FEITOS ÉPICOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO E MANTENDO OS PADRÕES DA TROPA POR MEIO DA MÚSICA MILITAR E DA ORDEM UNIDA

  • 01
  • 02
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06
  • 07
  • 08
  • 09
Fotos: 5ª Seção/28º GAC.
registrado em:
Fim do conteúdo da página