28º GAC homenageia as vítimas da Intentona Comunista de 1935
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Severiano Martins da Fonseca – realizou, no dia 27 de novembro de 2018, atividades em memória às vítimas da Intentona Comunista de 1935, as quais foram uma Formatura Geral e palestras para os alunos do NPOR e para os cabos e soldados da Unidade.
A formatura, realizada no Pátio Presidente Médici, também teve por finalidades cumprimetar a equipe de jiu-jitsu da Unidade que se destacou em competição desportiva na guarnição de Tubarão-SC, os militares do Grupo que participaram da Operação de Ajuda Humanitária denominada de Operação Acolhida, em curso no Estado de Roraima para realizar o acolhimento de refugiados venezuelanos, e realizar a promoção à graduação de cabo do Soldado do Efetivo Profissional SAMUEL.
A Intentona Comunista, que também é conhecida como Revolta Vermelha de 1935, foi uma tentativa de golpe contra o Governo de Getúlio Vargas e foi liderada por alguns militares sublevados, com o apoio do Partido Comunista Brasileiro. A rebelião foi levada a efeito nas guarnições de NATAL, RECIFE e RIO DE JANEIRO, sendo que nas duas primeiras guarnições caracterizou-se por tomada ou tentativa de tomada de quartéis, saques ao patrimônio público e desordem em geral, porém sem assassinatos de militares que não aderiram ou não eram simpáticos a essa causa. Em menos de 3 dias, as forças do Estado, liderados pelo Exército Brasileiro debelaram definitivamente a rebelião no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.
Em 27 nov 2018, três dias depois do ocorrido nos estados precitados, a rebelião atingiu a guarnição do RIO DE JANEIRO, no quartel do 3º Regimento de Infantaria, localizado na Praia Vermelha. Ali a revolta caracterizou-se pela TRAIÇÃO E COVARDIA sem precedentes na história do Exército Brasileiro. Liderados pelo capitão LUÍS CARLOS PRESTES, militares aliciados tomaram o quartel e para isso MATARAM À TRAIÇÃO 33 MILITARES DA UNIDADE ENQUANTO ESTES DORMIAM. Felizmente, o EXÉRCITO BRASILEIRO IMPEDIU que a revolta lograsse êxito com a retomada do 3º RI e a prisão dos líderes de tão INFAME INSURGÊNCIA.
Foi realizada a CHAMADA, respondida pela tropa com o brado de PRESENTE, dos seguintes GUERREIROS COVARDEMENTE ASSASSINADOS: TC Misael Mendonça, Maj Armando De Souza Mello, Maj Joao Ribeiro Pinheiro, Cap Benedicto Lopes Braganca, Cap Danilo Paladini, Cap Geraldo De Oliveira, 1º Ten Laudo Leao De Santa Rosa, 1º Ten José Sampaio Xavier, 2º Sgt Jaime Pantaleao De Moraes, 2º Sgt José Bernardo Rosa, 3º Sgt Abdiel Ribeiro Dos Santos, 3º Sgt Coriolano Ferreira Santiago, 3º Sgt Gregório Soares, Cb Luiz Augusto Pereira, Cb Alberto Bernardino De Aragao, Cb Clodoaldo Ursulano, Cb Fidelis Batista De Aguiar, Cb Franscisco Alves De Rocha, Cb José Hermito De Sá, Cb Manoel Alves Da Silva, Cb Manoel Biré De Agrella, Cb Pedro Maria Netto, Sd Álvaro De Souza Pereira, Sd Genaro Pedro Lima, Sd Joao De Deus Araújo, Sd José Mário Cavalcanti, Sd José Menezes Filho, Sd Lino Vitos Dos Santos, Sd Luiz Gonzaga, Sd Orlando Henrique, Sd Péricles Leal Bezerra, Sd Walter De Souza E Silva, Sd Wilson Franca. Também como outra forma de honrar os 33 guerreiros caídos, foi dado o toque de silêncio.
A equipe de jiu-jitsu do 28º GAC participou, em 24 nov 2018, do 1º Campeonato de Jiu-jitsu Sem Kimono da 3ª/63º BI, obtendo o seguinte resultado: Sd EV ALISSON, 1º lugar na Categoria Pesada Faixa Branc; Cb WILLIAM ROBERTO, 2° Lugar na Categoria Pesada Faixa Branca e 3º lugar na Categoria Absoluta Faixa Branca e 3º Sgt JOABE, 2° Lugar na Categoria Leve Faixa Azul/Roxa.
Instrumento de ação do Estado brasileiro, a Operação Acolhida destina-se a apoiar, com pessoal, material e instalações, a montagem de estruturas e a organização das atividades necessárias ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social provenientes do país vizinho. Tal conjuntura é decorrente do fluxo migratório para o Estado de Roraima, provocado pela crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela. Por meio da Medida Provisória (MP) nº 820, de 15 de fevereiro de 2018, o Brasil instituiu o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que decreta emergência social e dispõe de medidas de assistência para acolhimento a esse segmento-alvo. As medidas desempenhadas pelos governos federal, estaduais e municipais acontecerão pela adesão a instrumento de cooperação federativa. O 28º GAC participou ativamente da fase inicial de implantação desta Operação com dezessete militares os quais permaneceram durante cerca de 4 meses em Roraima.
Por fim, registra-se que o resgate de eventos históricos como a Intentona Comunista serve como uma oportunidade de se contar uma triste passagem na história da Instituição a fim de que situações como essas nunca mais ocorram, ao mesmo tempo em que combate as estratégias e táticas da DESINFORMAÇÃO, em curso no país por interesses ideológicos adversos e hostis aos valores da sociedade brasileira há algumas décadas e que têm ratificado a célebre frase do dramaturgo e guerreiro grego ÉSQUILO, também confirmada ao longo da história.
"NA GUERRA, A VERDADE É A PRIMEIRA VÍTIMA" (Ésquilo)
28º GAC: CULTUANDO A VERDADE COMO VALOR IMPRESCINDÍVEL NO EXÉRCITO DE CAXIAS
Fotos: 5ª Seção/28º GAC.
Redes Sociais