28° GAC realiza formatura sobre a Tomada de Monte Castelo
O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no dia 21 de fevereiro de 2019, na Alameda Oeste, em frente ao Monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a Formatura em referência à Tomada de Monte Castelo, evento final de uma série de batalhas travadas em pleno inverno e em região montanhosa com o objetivo de liberar uma importante rodovia para as operações aliadas e que foram travadas em solo italiano de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na oportunidade, prestigiaram a formatura o Ten Cel Gustavo Eustakio de Macedo Campos, Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, o Sr. Ademir José Honorato, Vereador da cidade de Criciúma, o Sr José Carlos Pereira, Diretor Geral do Colégio Marista, a Sra Lourdes Santina Belloli Martinello, Diretora do Colégio Antônio Mangili, professores e alunos do Pelotão Esperança e do Colégio Marista, o Sr. Eduardo Mendonça Fava dos Reis, a Sra. Ana Claúdia de Camargo Mendonça Fava dos Reis e o Sr Roberto Amboni, integrantes do Grupo Monte Castelo (Grupo de Colecionadores e Difusores da FEB), sediado em Balneário Rincão/SC. Na ocasião, a tropa cantou a Canção do Expedicionário, foi lido um artigo alusivo por 1 (um) aluno do NPOR/28° GAC, foi depositada uma corbélia de flores no monumento da FEB por professores e alunos do Colégio Marista e do Pelotão Esperança, bem como foi executado o toque simbólico de presença de expedicionário e a devida continência.
Durante a leitura do artigo, foi executada pela Banda de Música do 28° GAC a canção Smoking Snakes, de autoria da banda sueca de rock Sabaton e que retrata os feitos épicos dos pracinhas da FEB. Em Monte Castelo, a mais emblemática das conquistas da FEB, os valorosos pracinhas enfrentaram as adversidades de um terreno inóspito, com condições meteorológicas adversas e combateram o mais bem preparado exército da época, eternizando seus feitos com uma VITÓRIA HISTÓRICA sobre as forças alemãs.
Ao final, os alunos do Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva assistiram, no Auditório Maj Firmo, a uma Palestra proferida pelo Sr Eduardo Reis e pela Sra Ana Cláudia Reis, sobre a Tomada de Monte Castelo.
Monte Castelo ceifou a vida de 417 combatentes do EXÉRCITO BRASILEIRO que foram lutar PELA DEMOCRACIA CONTRA O NAZISMO E O FACISMO NOS CAMPOS DA ITÁLIA.
AOS HERÓIS DA FEB E DA PÁTRIA BRASILEIRA PRESENTES EM MONTE CASTELO, O RECONHECIMENTO E A HOMENAGEM DO 28° GAC - O BRAÇO FORTE E A MÃO AMIGA NO EXTREMO SUL CATARINENSE E REGIÃO CARBONÍFERA.
Fotos: 5ª Seção/28º GAC.
Redes Sociais