28° GAC desencadeia Operação de Ajuda Humanitária Ciclone Sul
O 28° GAC realizou, nos dias 24 e 25 de maio de 2019, a busca e o resgate de famílias ilhadas e pessoas desabrigadas em virtude do ciclone extratropical que atingiu a Região Sul Catarinense. Foram realizadas ações em Criciúma-SC, nos Bairros 4ª Linha, Sangão e região do Pontilhão, em Morro da Fumaça-SC, com destaque para o Distrito de Estação Cocal, em Içara-SC, no Bairro Vila Nova, em Treze de Maio-SC, no Distrito de Rio Verjedo e em Sangão-SC, no Centro.
O Grupo recebeu a solicitação por volta das 18:15 horas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma para realizar a evacuação de moradores do Bairro Quarta Linha. As ocorrências atendidas nos demais municípios foram por meio de solicitação da 2ª Companhia do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, de Içara. O Comando do Grupo prontamente reuniu os militares das Frações da Subunidade de Operações Especiais (SUOPES) do 28° GAC , os quais em aproximadamente uma hora após o acionamento se dirigiram ao quartel, constituíram as equipes de resgate, embarcaram os materiais necessários e seguiram para os locais de resgate.
Foi uma Operação Interagências que contou com a participação de mais de 50 (cinquenta) militares do Exército Brasileiro (28° GAC), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Grupo de Apoio Comunitário (GRAC), Bombeiros Voluntários e voluntários das cidades atingidas. Foram empregadas viaturas (caminhões) 5 Toneladas que permitiram o acesso aos locais mais alagados, botes, coletes, cordas, bóias e rádios de comunicação, essenciais para que fosse obtido o sucesso em cada ação.
A Operação Ciclone Sul durou toda madrugada, encerrando por volta das 05:00 h do dia 25 de maio, entretanto, ficou ainda um efetivo de sobreaviso até o final da manhã deste sábado, em condições de ser acionado imediatamente. Durante a Operação 32 (trinta e duas) pessoas, dentre eles idosos, adultos e crianças foram retirados de locais de risco.
28° GAC: O BRAÇO FORTE E A MÃO AMIGA DO EXÉRCITO BRASILEIRO NO EXTREMO SUL CATARINENSE E REGIÃO CARBONÍFERA.
Fotos: Com Soc 28º GAC
Redes Sociais