28° GAC realiza Adestramento em GLO (Op XOKLENG II 2019)
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2019, um exercício no terreno nas cidades de CRICIÚMA-SC, SIDERÓPOLIS-SC e MARACAJÁ-SC. O exercício, denominado Operação XOKLENG II - nome dado em referência às tribos indígenas que habitavam a Região Carbonífera antes da chegada dos colonizadores europeus - teve por objetivo principal adestrar a tropa do 28º GAC em operações de Garantia da Lei e da Ordem. O exercício teve ampla cobertura da mídia local (TV, rádio e portais de internet), que atuou de forma bastante colaborativa no esclarecimento à população das cidades da região sobre as finalidades da atividade.
A temática central do exercício foi a simulação do emprego de 6 Pelotões, enquadrados por 3 (três) subunidades, em Operações de Garantia da Lei e da Ordem onde foram trabalhadas as seguintes táticas, técnicas e procedimentos: instalação e operação de Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) com apoio do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Criciúma, Posto de Segurança Estático (PSE) na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, Operação de Controle de Distúrbios (OCD) na Área de Instrução do 28º GAC, Operação de Busca e Apreensão (OBA) no "Galpão Chernobyl", na região da Primeira Linha próximo ao 28º GAC, e Patrulhamento Ostensivo, na região do Espigão da Toca, em Maracajá, Ponto Cotado 252, onde também foi realizada a técnica da ocupação de "Ponto Forte" (local estratégico em elevação que proporciona um ponto de comandamento à tropa sobre as forças oponentes).
Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças estaduais encarregadas da segurança pública por insuficiência, inexistência ou indisponibilidade destas, em graves situações de perturbação da ordem. Reguladas pela Constituição Federal, em seu artigo 142, pela Lei Complementar 97, de 1999, e pelo Decreto 3897, de 2001, as operações de GLO concedem provisoriamente aos militares o poder de polícia até o restabelecimento da normalidade. Nessas ações, as Forças Armadas agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.
28º GAC: O BRAÇO FORTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO NO EXTREMO SUL CATARINENSE E REGIÃO CARBONÍFERA.
Fotos: Com Soc 28º GAC
Redes Sociais