28º GAC relembra a Guerra de Independência do Brasil na Bahia
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no dia 4 de julho de 2019, no Pátio Presidente Médici, a Formatura Geral alusiva à Guerra da Independência do Brasil na Bahia. A formatura foi prestigiada pelo Sr Domingos Cesca, representante da Empresa Cesca Construções, a qual doou material esportivo ao Pelotão Esperança/28° GAC.
Durante a cerimônia a tropa cantou a Canção do 28º GAC e foi lido o alusivo referente à histórica Guerra de Independência da Bahia, na qual está inserida a Batalha de Pirajá, ocorrida em 2 de julho de 1823.
A Independência do Brasil foi um processo iniciado em 1821 e concluído em 1825, quando Portugal e Grã-Bretanha reconheceram o Brasil como nação independente. A declaração de Independência feita por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, deu início a uma série de conflitos entre as tropas ainda fiéis ao governo português e as forças que apoiavam o novo Imperador.
A Batalha de Pirajá foi um marco histórico no contexto da Guerra de Independência do Brasil na Bahia, durou cerca de 8 horas, envolveu 4.000 homens e foi a mais alta demonstração de resistência brasileira ao longo da luta pela independência.
Ainda nesse contexto, destaca-se a participação do então Tenente Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, que lutou no Batalhão do Imperador contra os soldados portugueses, os quais não aceitavam a independência do Brasil. Já em 1825, promovido a Capitão, o Duque de Caxias conduziu a linha de frente brasileira na Guerra da Cisplatina.
28° GAC: FORMANDO CIDADÃOS PARA A PÁTRIA BRASILEIRA NO EXTREMO SUL CATARINENSE E REGIÃO CARBONÍFERA.
Fotos: Com Soc 28º GAC
Redes Sociais