28º GAC realiza Formatura alusiva ao 1º Tiro de Artilharia da FEB e Dia da Família Militar
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha realizou, no dia 18 de setembro de 2019, na Alameda Oeste, em frente ao Monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a Formatura Geral alusiva ao 1° Tiro de Artilharia da FEB na II Guerra Mundial, em Monte Bastione, situado ao norte da cidade italiana de Lucca, na Toscana e também em alusão ao Dia da Família Militar, comemorado no dia 18 de setembro.
O 1° Tiro da Artilharia Brasileira fora do continente sul-americano foi realizado por um obuseiro M101 A1 pertencente ao 2° Grupo de Obuses 105 mm (atual 21° Grupo de Artilharia de Campanha), do mesmo modelo que mobilia o 28° GAC atualmente. Era o dia 16 de setembro de 1944 e foi disparado do sopé do precitado monte, precisamente às 14 horas e 22 minutos, atingindo com precisão o objetivo previsto: Massarosa. O inimigo emitiu uma mensagem que depois foi encontrada: UMA NOVA E PRECISA ARTILHARIA ESTÁ PRESENTE NO CAMPO DE BATALHA.
Na solenidade, foi lido um artigo selecionado entre os alunos do NPOR/28° GAC, exaltando o primeiro dos milhares de tiros disparados pela nossa Artilharia Expedicionária, que seguramente vieram a contribuir com a derrota do nazi-fascismo. Também foi simulada a missão de tiro de Artilharia histórica recebida pela Central de Tiro do Grupo e transformada em Comando de tiro para a Linha de Fogo, com o desencadeamento simulado por uma guarnição de peça de obuseiro 105 mm M101 A1 da 2ª Bateria de Obuses.
MISSÃO DE TIRO HISTÓRICA EM MONTE BASTIONE: AQUI ÓSCAR UNO -- MISSÃO DE TIRO; LANÇAMENTO 5300; ASSINALE CZA; SEGUNDA PEÇA POR UNO; FUMÍGENA -- FÓSFORO BRANCO; AO MEU COMANDO – AJUSTAREI.
COMANDO DE TIRO HISTÓRICO EM MONTE BASTIONE: SEGUNDA PEÇA ATENÇÃO CONCENTRAÇÃO; FUMÍGENA -- FÓSFORO BRANCO -- LOTE ALFA -- CARGA 5 -- ESPOLETA INSTÂNTANEA; SEGUNDA POR UNO; DERIVA 2800; ELEVAÇÃO 277.
Prestigiaram a formatura o Corpo Docente e Alunos do NPOR do 3º GAAAe, que estavam realizando Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) no 28º GAC e, também, o Corpo Docente e alunos do Pelotão Esperança do 28º GAC.
Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados e pelo desempenho apresentado, o Subcomandante do Grupo realizou a aposição da divisa do seguinte soldado recém-promovido à graduação de Cabo do Efetivo Profissional: Cb Paulo da Seção de Saúde.
Após a formatura, foi realizado o almoço de confraternização com todo o efetivo do Grupo, juntamente com os alunos do Pelotão Esperança em alusão ao Dia da Família Militar. Na oportunidade, foi lida a biografia de Dona Rosa Maria Paulino da Fonseca, Patrona da Família Militar e mãe de dez filhos, dos quais sete se dedicaram a servir à Pátria.
A escolha da data é uma referência ao aniversário de nascimento de Dona Rosa, em reconhecimento a sua relevância e personalidade, bem como à devoção e abnegação de sua família à causa militar em diversos momentos da história nacional. Dos filhos que regressaram da guerra com vida, notabilizaram-se na História do Brasil: o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, Proclamador da República e primeiro presidente do país; o General de Brigada médico João Severino da Fonseca, patrono do Serviço de Saúde do Exército e o Marechal Severiano Martins da Fonseca, patrono do 28º GAC.
28° GAC: CULTUANDO OS VALORES, AS TRADIÇÕES E OS FEITOS ÉPICOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO.
Fotos: Com Soc 28° GAC
Redes Sociais