Subunidade de Operações Especiais do 28º GAC realiza Operação Leão Baio I 2019
Criciúma e Siderópolis (SC) – A Força-Tarefa Severiano, Subunidade de Operações Especiais do 28° GAC (SUOpES/28° GAC), realizou, nos dias 15 e 16 de outubro de 2019, o Exercício no terreno denominado OPERAÇÃO LEÃO BAIO. A ação foi desenvolvida no contexto da Capacitação Técnica e Tática do Efetivo Profissional (CTTEP), tendo como finalidade adestrar os militares da SUOpEs/FT para participarem de operações de guerra no Amplo Espectro dos conflitos, mantendo a formação do caráter militar do soldado e as técnicas de combate para Operações Militares.
O Exercício iniciou na manhã do dia 15, com o aprestamento operacional e uma ambientação. Após o almoço, os militares tiveram instruções de técnicas especiais, com a realização de “Fast Rope”, montagem de vias equipadas, técnicas de rapel e tiro de ação reflexa diurno, no qual empregou-se o simulador de tiro da FT SEVERIANO. Posteriormente, numa parte noturna, foi realizada a instalação e operação de um Posto de Segurança Estático (PSE) na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis-SC, em um contexto em que a Unidade deveria se encarregar das ações de segurança de uma infraestrutura estratégica na área de retaguarda de uma Força Terrestre Componente.
A Operação foi finalizada na manhã do dia 16, com o retorno do comboio ao 28º GAC, porém está prevista a segunda fase da Operação, para o mês de novembro, com uma patrulha de longo alcance com características especiais em ambiente de montanha na Serra Geral na região de Morro Grande-SC, mais precisamente na trilha do Morro do Realengo.
28° GAC: o Braço Forte e a Mão Amiga do Exército Brasileiro e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada no Extremo Sul Catarinense e Região Carbonífera.
Fotos: Com Soc 28° GAC
Redes Sociais