Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adjunto de Comando > Histórico do Cargo de Adjunto de Comando
Início do conteúdo da página

Histórico do Cargo de Adjunto de Comando

Acessos: 1056

 

Antecedentes Históricos do Cargo de Adjunto de Comando

 

O cargo de Adjunto de Comando foi oficialmente criado, em caráter experimental, em 22 de maio de 2015, por meio da Portaria do Estado-Maior do Exército No 103, com o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento da Dimensão Humana do Exército. Este novo cargo foi destinado a ser ocupado por praças com destacada liderança, com reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal. As atribuições do Adjunto de Comando, em todos os níveis de atuação, contemplaram a participação das praças na gestão da OM e a obtenção de sua operacionalidade, bem como, questões relativas ao moral, ao bem-estar, à satisfação profissional, à carreira, à motivação, à disciplina e ao apoio à família militar.

 

Em setembro de 2015 foi realizado o primeiro Estágio de Capacitação para o Cargo de Adjunto de Comando (ECCAC) na área da 4ª Bda C Mec em Dourados-MS, Brigada Guaicurus. Este Estágio contou com a presença de Adj Cmdo de cinco Brigadas selecionadas para serem as pioneiras na implantação do cargo, de alguns ODG/ODS do Exército Brasileiro, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Sargentos das Armas, da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas e da Escola de Sargentos de Logística.

 

A Portaria No 142 – EME, de 10 de maio de 2016 aprovou a Diretriz de Implantação do cargo de Adjunto de Comando em todas Organizações Militares do Exército. Em 2016 foram realizados mais dois Estágios na “Brigada Guaicurus” e o primeiro Curso de Adjunto de Comando (C Adj Cmdo) na EASA. Com a efetivação do Curso na EASA a pequena semente lançada lá na década de 1990, após diversas germinações e passagens por outros solos retorna à sua orígem. Fortalecida e renovada está pronta para uma nova jornada em busca da evolução, do constante aperfeiçoamento e da modernização do Exército Brasileiro.

 

O Adjunto de Comando deve utilizar sua experiência, conhecimento, motivação e liderança adquiridos ao longo da vida militar, sendo encarregado transmiti-los a seus pares e subordinados, a fim de concorrer para o bom cumprimento da importante missão de assessorar o Comando em situações e assuntos relacionadas às praças e em outras concernentes à rotina da Unidade. Para tanto, deveria se comunicar com clareza e, principalmente, com a sabedoria de bem ouvir. O Adjunto de Comando é importante para o estabelecimento de um clima organizacional positivo, promovendo o desenvolvimento da camaradagem, do espírito de corpo e da coesão, encorajando a iniciativa e a participação, tendo sempre como foco o aprimoramento do subordinado como pessoa e como militar.

Fim do conteúdo da página