PATRONO DO 28º GAC
Severiano Martins da Fonseca
Severiano Martins da Fonseca nasceu em 8 de novembro de 1825, na Cidade de Alagoas, hoje Marechal Deodoro (AL), filho do Tenente-Coronel Manuel Mendes da Fonseca e de Rosa Maria Paulina da Fonseca.
Era o mais velho entre os oito filhos e duas filhas do casal. Todos os homens seguiram a carreira militar, estando entre eles o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o Marechal Hermes Ernesto da Fonseca e o General-de-Brigada João Severiano da Fonseca.
Casou-se com Maria Amália de Carvalho em 4 de julho de 1853. Como militar, participou da Campanha do Paraguai, sendo merecedor das medalhas Paissandu, Mérito Militar e Bravura Militar. Após a Batalha de Tuiuti, substituiu o Marechal Mallet no comando do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, unidade da qual se origina o 28º GAC. Fez parte do Conselho do Imperador, do Conselho Supremo Militar e do Conselho de Guerra. Comandou a Escola Militar da Praia Vermelha entre 1877 e 1878.
Em 2 de março de 1889, foi intitulado com honras de grandeza Barão de Alagoas. Faleceu 16 dias depois. Em 1987, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado em Criciúma, Santa Catarina, recebeu a denominação histórica de Grupo Severiano Martins da Fonseca, numa homenagem ao militar que durante a Guerra do Paraguai, comandou o regimento que deu origem ao 28º GAC.
Redes Sociais