Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Patronos > Patrono do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página

PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Acessos: 4866

 A nação brasileira comemorou no ano de 2003 o bicentenário de nascimento de um de seus maiores vultos históricos: o Duque de Caxias.

Estamos diante, portanto, do momento adequado para relembrar os feitos do chefe militar vitorioso, do guerreiro obstinado e do homem de Estado exemplar que o Exército consagrou como Patrono.

Em meio século de assinalados serviços - coincidindo com um período crítico para a afirmação da nossa nacionalidade -, Caxias interpretou com invulgar lucidez a realidade de sua época e vislumbrou um futuro grandioso para o Brasil.

Marechal Luís Alves de Lima e Silva

Lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata.

Tão importantes quanto a eficácia de suas ações militares foram a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha. Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria. Daí Ter passado à História com o cognome de " O Pacificador".

Fiel à memória de seu Patrono, o Exército Brasileiro oferece aos interessados, neste site, toda uma gama de informações sobre a vida de Caxias. Espera, dessa forma, contribuir para a pesquisa de professores e estudantes, bem como para o aumentar na sociedade, de uma maneira geral, o conhecimento acerca do maior de todos os soldados que a Nação já teve.

Por fim, convida a todos a associarem-se às homenagens ao Duque de Caxias. Para isso, os internautas têm à disposição a caixa de correio eletrônico constante desta página.

registrado em:
Fim do conteúdo da página